domingo, julho 1

Relações Públicas – Muito Prazer!!

O relações-públicas planeja, executa e avalia as políticas de relacionamento da instituição, de maneira ética e estratégica, com todos os segmentos sociais, dando suporte para que ela se adapte num ambiente de constante transformação. Em resumo é um profissional que trabalha com Comunicação Estratégica e Mediada.

O profissinoal de RP é responsável pela comunicação organizacional (planejamento,execução e avaliação). Para isso usa diversos instrumentos, entre eles os house organs (jornais, revistas, boletins etc) e os eventos(seminários, encontros, reuniões etc).

Ele ainda desenvolve e destaca o relacionamento institucional com os públicos estratégicos, identificando oportunidades e necessidades de comunicação da instituição com a sociedade, seja em situações harmônicas ou controversas.

Objetivos do Relações Públicas

  • Construir, manter ou reformar a reputação positiva de uma instituição, seja ela um produto, uma marca, uma empresa, uma entidade, uma pessoa física etc;
  • Pensar e gerenciar as relações da instituição com todos os seus públicos;
  • Gerenciar crises;
  • Planejar e Organizar eventos;
  • Promover pesquisas de opinião pública;
  • Planejar e produzir publicações institucionais;
  • Desenvolver atividades de relacionamento com a mídia (popularmente conhecidas como assessoria de imprensa);
  • Desenvolver atividades de relacionamento com a comunidade a partir de políticas de responsabilidade social.
  • Reconciliar o interesse público ou ajustar com este, dos aspectos de uma conduta individual ou institucional que tem significado social.

O símbolo

O símbolo de RP é o o golfinho rotador ele é considerado, entre as sete espécies mais conhecidas, como o mais comunicativo e sociável, seu comportamento social bastante complexo, devido a isto foi escolhido para representar esta profissão.

Casos Famosos de RP:

Havaianas, neste caso como contrução de marcas, esclarecimento da
maneira eficaz que deve ser aplicada as Relações Públicas para apoiar o Marketing.
Nike uso de trabalho infantil na manufatura de bolas de futebol no Paquistão,
Shell, despejo da plataforma de petróleo chamado "Brent Spar" no Oceano Atlântico Nestlé propaganda inadequada sobre leite em pó como substituto de leite materno,

Em todas estas organizações foram utilizados serviços de consultoria de RP para obterem a melhor forma de satisfazer a opnião pública e limparem seus nomes diante dos seus consumidores.

Esta é minha futura profissão...
....A que me apaixonei logo que vi seus resultados e as inúmeras possibilidades de trabalho, no momento estou mais empenhada em RP na Internet, quero tentar fazer minha monografia sobre isto. Claro que ainda falta muito tempo para isto, pois faço o curso noturno, em média 5 anos para concluir, estou iniciando o 3 ano agora e como é na federal, este ano estão prometendo greve, então um atraso de pelo menos um ano, talvez quando eu tiver 30 anos tenha acabado a graduação, mas não estou desanimada quero chegar ao Doutorado, se eu não atuar na área quero ser professora universitária sobre tal assunto.

30 Fazendo tudo:

Unknown disse...

GRande RP!!!!!!!!!!
Boa sorte pra ti.
Se precisar de uma advogada, me procure daqui a 5 anos...rsrsrss

Bjusssssssssssss

LIA disse...

Lindinha a imagem neh???
hahahahah
ótimo domingo pra ti flor! ^^

helena disse...

Desejo-te o melhor... que tudo aconteça da forma como esperas,tu mereces...

=]
bjinhus

Ops!Sem Querer Saiu disse...

se não fosse uma mulher de RP tão gente fina, ontem a tarde eu não teria tirado uma foto com o Lobão!
=)

[Emily]

Danie disse...

heey
boa sorte na conclusão da facuu =]

=*

Arne Balbinotti disse...

Parabéns então, vou te contratar como minha consultora de RP particular, por que de relação eu to um desastre...
Beijos linda, e que venham as multinacionais.

Orlando Camargo disse...

eu cheguei a cogitar fazer RP, mas agora decidi fazer jornalismo... pretendo ano que vem iniciar a facul!! bjs e boa sorte!

Nathália E. disse...

Que dê tudo muito certo!

Beijos e ótima semana pra você

Ana Luíza Catabriga disse...

E tudoo,tudo vai da certo!^^
Meu Deus greve é F$*&*
Mas vai com fé...
Se precisar de uma enfermeira daki 3 anos sabe onde encontrar!(Tomara que nunca precise!)rss =D
Bjo e boua noite...

Bel ' disse...

imagina querida..
oxi xD
eh normal...eh assim mesmo...
relações públicas eh?
que legal!!!!
que dê tudo certo mesmoo!!
pelo - talento, jah tem neh?^^
valeu a visita...
volte sempre e seras mt bem vindaa!
b-jus!

Berlina disse...

aii q legal!
jah pensei em fazer RP, mas depois me resolvi mesmo por direito q sempre foi meu sonho....ainda to no segundo colégial...mais jah vale ter idéia neh?

bjus e boa semana

Fabiano Roberto disse...

boa sorte !
relações publicas tem o trabalho de construir uma boa imagem de algo que o proprio dono da imagem as vezes destroi um minuto.

Anônimo disse...

até é fixe a profisão

Beijinho*

Anônimo disse...

Boa tarde Elzinha, vim agradecer a tua visita...Tb gostei muito do teu blog...
Um bj
Meire

Luciana L V Farias disse...

O mais importante: se você ama o que faz, siga em frente meeeeeeesmo!!!

beijão, uma super semana procê, tá????

Melissa disse...

Elza, parabéns pela escolha! E desejo sempre muito sucesso na sua carreira!
Um beijo!

Carmim disse...

O importante mesmo é ser feliz com aquilo que se faz.
Existe tanta gente profissionalmente frustrada, que cada vez mais acredito, o truque para se ser um bom profissional (seja qual for a área), é sentir-se realizado com a escolha feita.

Sendo assim, boa sorte. =)

Beijinhos

Mariliza Silva disse...

Que legal! Você será minha colega de profissão!! Sou formada em RP pela FAfi-BH (atual Uni-BH) e pós graduada em Comunicação Empresaria da PUC.

Este mundo empresarial é maravilhoso. Mesmo não sendo RP na Carteira de Trabalho, sinto-me RP e é isso que importa.

Beijão
Mariliza

Ka_Ka disse...

Modula o rouxinol violino alado
as notas musicais da serenata
trovas de oiro e de rosas carmim
na alvura doce do luar coalhado…
Cantam em coro cigarras à desgarrada...
Fura o ralo o fino ar...negro cetim...
na estridência fina de um flautim
pelo trombone do sapo acompanhada...
Das profundezas místicas da mata
cai de uma fonte um harpejar sem fim…
Murmura ao longe a negra ramaria…
Das pedrinhas do rio são arrancadas
notas líquidas verde desmaiadas…
Soa em surdina, o vento em correria…

Tata - A Moderninha disse...

Hummm....boa sorte minha linda, eu acredito que a escolha da carreira e um grande passo, pois num país como o nosso onde somos trabalhadores e não profissionais ...

Eu sou advogada e confesso que Direito foi a minha segunda paixão, na verdade a terceira, pq eu queria fazer facu de musica (mas meu pai me convenceu q eu ia morrer de fome), depois veterinaria (mas nao tenho coragem de sacrificar os animais e ia acabar carregando para a minha casa igual que eu faça qd vejo um caozinho todo ferrado na rua) aiiiiiiiiiii todo mundo la em casa falou "FAZ DIREITO!" ...e nao e q direito é a minha cara..rsrsrsr

beijokas

Nanda Bissiati disse...

Olá!

Que bom que gostou do meu cantinho! Seja bem vinda sempre!

=** e uma semana colorida!

Anônimo disse...

Uma bela escolha... principalmente na parte de organização de eventos ( que é o que faço);;; beijo blue

http://noelevador.zip.net
http://nabolsadamulher.blogspot.com

Anônimo disse...

eu gosto de tudo na comunicação social, esse semestre vou trocar o jornalismo pela prudução editorial..não sei se vc conhece.. não são todas as faculdades q tem..mas é mt interessante e trabalha um pouco com a RP, meio que engloba varias caracteristicas da comunicação social num todo, eu to animado pra começar... se não tivesse este curso de prudução editorial eu ia trocar por RP..pois não tava gostando mt do jornalismo... então já que não troquei fique satisfeita, um concorrente a menos no mercado..rsrsrs...beijosssssss

http://vidacretina.zip.net
http://noelevador.zip.net

Priscila Pires disse...

Awesome!!!
e como anda a relacao com linguas estrangeiras??? se nao muito amigavel eh bom dar uma olhada nisso enquanto esta na facul!
mas realmente eh bastante interessante!vai com td!
bjos

R.C. disse...

Ahhhhhh sim!
^^

Beijos, Elza.

R Lima disse...

Trabalho com pessoas de RP e vejo como q é gratificante este trabalho..

Sucesso sempre!!!


Estou desde ontem numa sequencia de 12 textos até o dia 12... espero vc por lá prestigiando o AveSSo com seu pensar..



[ http://oavessodavida.blogspot.com/ ]

O AveSSo dA ViDa - um blog onde os relatos são fictícios e, por vezes, bem reais...

Pk Ninguém disse...

Não deixe que te tirem do sue objetivo, se é isso que você quer corra atrás. Boa sorte!

Pensamentos Ocultos disse...

Bjinho«

.

A.S. disse...

Espero que tudo dê certo, tal como desejas!

Deixo-te um terno beijo!

Asfaz disse...

Tenho uma amiga RP, ela sempre diz que a função dela é segurar a Bandeira Branca em uma guerra ...kkk
Mas acho que deve ser bem legal atuar nesta área ...

Diseño original por Open Media | Adaptación a Blogger por Blog and Web