
Em 5 de agosto de 1585, na quinta tentativa expedicionária portuguesa, nascia formalmente Nossa Senhora das Neves, seu primeiro nome, através de um acordo de paz entre colonizadores lusos e índios tabajaras - ambos forasteiros nessas paragens. 
  
Era a primeira vez que emissários da coroa portuguesa aportavam por aqui. Mas, apesar da chegada bem sucedida, não houve festa. Era o início de uma trajetória marcada por momentos de paz, tensão, traição e lealdade. Assim começou a história oficial da agora chamada João Pessoa, terceira cidade mais antiga do Brasil, que neste domingo está completando 422 anos e ainda desperta sentimentos dúbios e narrativas paralelas, como a que começa agora.
  
A cidade de João Pessoa é considerada por especialistas da ONU como a mais verde das Américas e tem o orgulho de abrigar em plena zona urbana uma das maiores reservas de mata atlântica do Brasil, a Mata do Buraquinho, que foi transformada em Jardim  Botânico em 28 de agosto de 2000. A floresta tem formato semelhante a um coração e fica no centro geográfico de João Pessoa.
  
Com 515 hectares, o local possui uma flora rica, abrigando exemplares de sucupira, massaranduba, cajazeira, copiúba, dendê, pau-pombo, bromélias e orquídeas. Entre os animais estão a cotia (Dasyprocta agouti), sagüim (C
allithrix jacchus), tejuaçu (Tupinambis teguixim), preguiça (Bradypus sp), tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), camaleão ou papa vento (Iguana sp), tatu (Dasypus sp), além de borboletas e pássaros, como jacu, anum-preto, pica-pau e sabiá.
  
Para conhecer mais, venha aqui... Teremos o maior prazer em receber, somos uma cidade linda, e ainda temos o litoral com águas mornas mais lindo do brasil!
Vale a pena dá uma conferida neste vídeo: